As baterias LiFePO4 (lítio-ferro-fosfato, ou LFP) vêm ganhando cada vez mais espaço em projetos DIY, veículos elétricos(futuras postagens, maior projeto do canal), sistemas solares e aplicações que exigem segurança, durabilidade e boa capacidade de corrente. Montar um pack de baterias LiFePO4 permite organizar as células, melhorar a segurança do conjunto e adaptar a bateria exatamente à necessidade do projeto. Neste post, vou mostrar como montei meu próprio pack simples de baterias LiFePO4, explicando o processo, os cuidados envolvidos e algumas soluções simples que funcionaram na prática.
Observação
Vale ressaltar que este tutorial é para um pack simples, como visto na imagem acima. Não há caixa dimensionada feita na impressora 3D nem nada do tipo. São dicas para suas baterias não ficarem soltas, em contato direto na superfície, etc. Futuramente, teremos postagens para algo mais elaborado, aí sim: com 3D, bornes próprios, BMS, mais células, e que, sabe até baterias carros reais, como o Volvo XC40, Audi E-Tron, dentre outros. Sem mais delongas, vamos ao tutorial.
Materiais
Baterias (células)
Papelão fino
Conectores (Porcas e Pontes, já vem com a bateria)
Fita Crepe
Fita Isolante
1° PASSO: Cortar o papelão
O papelão servirá de divisória entre as células, impedindo que uma fique em contato direto com a outra.
Quantidade: 3 pedaços para um pack com 4 células, como no meu caso. Para facilitar: [(Número de células) - 1 = pedaços de papelão]
Tamanho: Aproximadamente 3 mm menor que a célula (3 mm de cada lado)
2° PASSO: Organizar as células em série
Nesse meu pack, eu organizei as células em série, pois preciso de 12V. Mas aí vai da sua necessidade. Para entender o que é ligação em série e em paralelo, veja este post.
Logo após organizá-las em série, adicione os papelões entre as células.
3° PASSO: Faça a ligação em Série.
Este passo vem agora pois é essencial para ver se as medidas estão boas, se está tudo se encaixando perfeitamente. Por exemplo: se os papelões estiverem grossos, você pode acabar não conseguindo encaixar as pontes (imagem virá a seguir) nas barras roscadas dos polos. Caso isso esteja acontecendo, fique tranquilo, também aconteceu comigo. O que você deve fazer: pegue as 3 placas de papelão e tire uma camada/folha de cada uma, de modo que a parte ondulada do papelão fique a mostra, e tente novamente, até ficar como na imagem:
Células ligadas em Série Pontes e Porcas
Nesta parte do processo, é provável que as células fiquem ‘tortas’, como seus dedos abertos, e não retas, como seus dedos quando estão encostando uns nos outros. Isso também é normal, e já é o gancho para o penúltimo passo.
4° PASSO: Arrematar as células com fita crepe
Como visto no vídeo, a fita crepe vem primeiro para juntar as células, tensionado-a, já que a fita isolante estica, então ela não serve neste caso.
Como visto no vídeo, a fita crepe vem primeiro para juntar as células, tensionado-a, já que a fita isolante estica, então ela não serve neste caso.
5° PASSO: Terminar o isolamento com fita isolante
Aviso de segurança
Trabalhar com baterias, especialmente baterias LiFePO4, exige cuidado. Mesmo sendo uma das químicas mais seguras do lítio, ainda há riscos de curto-circuito, superaquecimento, faíscas e danos às células se o manuseio for feito de forma incorreta.
Sempre utilize EPIs básicos, como óculos de proteção e luvas isolantes, evite o uso de ferramentas metálicas descobertas próximas aos polos e nunca force, amasse ou perfure as células. Trabalhe em um local limpo, seco e bem ventilado, mantendo materiais condutores longe da bateria.
Este conteúdo tem caráter educativo e reflete uma experiência prática. Caso não tenha conhecimento ou segurança suficiente, procure orientação de um profissional qualificado.
Vídeo no Youtube
Caso queria assistir a montagem do pack, ao invés de ler no blog, segue aqui o link para meu canal do YouTube, DanDev Industries. (Caso não tenha vídeo, ele está proximo te ser postado, se já tiver, aproveite! Curta, inscreva-se e compartilhe.) Obrigado, e até mais!

Comentários
Postar um comentário